domingo, 20 de fevereiro de 2011

SAÚDE PLENA

Isaac Starosta

Eis os três segredos da saúde plena:

1.Comer a metade do que a gente está

comendo ultimamente

2.Caminhar o dobro do que a gente tem

caminhado, com utilidade ou sem

3.Dar dez vezes mais risadas do que

a gente tem dado; de tragédias o mundo

já anda cheio há muito tempo

ALIMENTAÇÃO

Muitas vezes eu interrompi ótimas leituras, ótimos poemas que eu estava escrevendo, para me demorar em profundas cogitações sobre a arte de bem se alimentar.

Pensar em alimentação é complicado porque comer é a atividade mais natural que existe. Come-se tantas vezes por dia, come-se tão continuamente que se torna difícil você parar de comer para pensar.no que e por que come tal alimento e não outro.

Espero poder expressar as minhas idéias que fui anotando mentalmente, ou por escrito, através da vida. E é plenamente justificável esta constante meditação em torno do alimento. Exemplo: o arroz para os chineses era o alimento dos deuses e a civilização chinesa foi muito consistente e várias vezes milenar; já a civilização dos incas e astecas, que se alimentavam à base de milho, foi menos consistente e mais efêmera.

Portanto se depreende que comendo arroz (integral, de preferência) nós estamos participando da Divindade. Daí que o comer é um ato para ser pensado, repensado e amadurecido.

Eis um tópico muito polêmico que tem entrado nas minhas cogitações: devemos aceitar os alimentos industrializados? Uma resposta possível é que poucas pessoas hoje fazem como a minha mãe que cozinhava dia e noite, uma, para economizar, porque os restaurantes eram muito caros e longe de casa, e outra, para ter certeza da higidez e melhor qualidade dos alimentos. Quero lembrar que, nos seus últimos anos, mamãe já aceitava enlatados e sopa em tabletes para facilitar o andamento do seu trabalho.

2 comentários:

  1. Amigo Isaac, te mando um fortissimo abraço! Adoro os teus poemas! Tu ès meu poeta preferido! Gostei do assunto alimentaçao porque vai diretamente ao encontro da minha dificuldade maior:conseguir manter uma alimentaçao saudàvel. Hoje aqui em "Zena", como se diz em dialeto ligure, almocei massa com pesto e apòs presunto de parma e queijo "Parmigiano Reggiano" em abundancia. Tà dificil seguir uma dieta saudavel aqui nesta terra repleta de tantas maravilhas gastronomicas! "A presto". Roger

    ResponderExcluir
  2. Oi Isaac, achei ótimo esse tópico e quero deixar registrado que dentro das minhas atividades, consegui ter por hábito, a busca de uma alimentação natural e mais saudável. Como sabes minha família não come carne de nenhuma espécie e isso facilita muito, mas o mais importante, e que ressaltaste com propriedade, é que o alimento tem efeito modificador em nosso corpo e mente. Hoje mesmo me esbaldei em legumes de primeira qualidade, sem agrotóxicos e colhidos conforme a época na feira ecológica do Menino Deus. Recomendo! Abraço forte.

    ResponderExcluir