sábado, 9 de julho de 2011

APRENDENDO A VIVER (II)



EDUCAÇÃO

Eis uma bela frase de Cristóvão Buarque que estou tomando de empréstimo:

“O Brasil ficou entre os oito melhores do mundo no futebol e o povo ficou triste. É octagésimo quinto (85) em Educação e não há tristeza”

Aliás, a primeira vez que eu ouvi falar em Cristóvão Buarque, logo pensei:

- Se o Cristóvão é governador e escritor, deve ser tão bom quanto o Chico, que também é duas coisas, Compositor e Cantor.

Mas agora que o Chico ainda é uma terceira coisa, escritor premiado, será que ele ficou melhor do que o seu parente senador e frasista?!

FUTEBOL

Esta frase já é uma das minhas, e muito me orgulha pensar assim

- Por que você escreve?

- Porque nem sempre estou com vontade de discutir futebol.

FLORAIS

Esta que vem a seguir é uma das maiores convicções minhas:

- A vida não se conta em dias, meses ou anos.

- A vida decorre, e se desgasta, em gotas de sangue que extravasam, e só se recupera pelos florais que a gente ingere – isto quem dizia era um farmacêutico homeopático acostumado a viver, a absorver a vida, de gota em gota.

SATISFAÇÃO

Segundo o Talmud, “satisfação vale mais do que toda a riqueza”.

Mas isso aí só me convenceu em parte. Sei que a gente só se sente feliz com aquelas pessoas ou coisas que nos trazem satisfação. Porém eu sei também que não concordo com a satisfação que me leva a não mais procurar novos atrativos, novos livros, novas amizades.

Ou seja, satisfação só vale quando não nos escravizamos a cobiçá-la, substituindo por ela a riqueza que desistimos de oerseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário