sábado, 1 de maio de 2010

APRENDENDO A VIVER

Gostaria de testar através deste blog uma série de escritos, de minha autoria, que muito têm me ajudado, e, espero, que possam ajudar aos outros também. São anotações de pensamentos, breves, quase sábios por assim dizer, sobre os mais variados assuntos. Diria sábios se fossem definitivos no sentido de insuperáveis, o que não é minha intenção, pois até mesmo a Torá (Pentateuco) que é o Livro dos Livros, tem sido comentada, interpretada e reavaliada através dos tempos. Em ordem alfabética, penso, poderiam compor um verdadeiro dicionário de idéias, onde se possa buscar, não a verdade das verdades, porém, mais propriamente, uma tentativa definitória, com a função de medir a abrangência e impor maior verossimilhança àquelas palavras que têm se tornado comuns no vocabulário de todos os dias.

São pensamentos avulsos e que anoto a qualquer hora ou lugar onde eu esteja, numa lista de supermercado, numa agenda ou numa cadernetinha de bolso. Meu propósito é que sejam do gosto dos leitores.

De qualquer modo, o hábito das anotações já me induz a pensar e repensar os eternos problemas, o que acaba por nos dar uma direção aos pensamentos, e muita satisfação, pois tudo aquilo que pensamos e anotamos resulta das experiências mais marcantes de quem está sempre aprendendo a viver.

AMOR – O problema do amor não está no amor mas naquilo que atribuímos ao amor. A gente imagina excessivamente a beleza, os gestos, as qualidades miríficas e munificentes do ser amado, tanto que, na hora da realização, esta não chega nem perto daquela felicidade que se imaginava alcançar. Depois a gente vai se desamando, vai se desintoxicando aos poucos, para corrigir a dose exagerada de ilusão que ingeriu.

CONSELHOS - Quando adolescentes, tivemos o privilégio de escutar, o tempo todo, os conselhos dos mais velhos. Mas apesar disso tudo, o melhor mesmo para o tremendo orgulho de um adolescente é fingir que não está escutando os. mais velhos E vejam só que belo diálogo ilustra aquilo que estou dizendo:

- É melhor você pegar um sobretudo.

- Mas para que so-bre-tudo?

- É porque está frio.

- Uai, você pode gostar de sobretudo, mas eu prefiro mil vezes me cobrir com o “sobre-nada”.

- Credo, meu filho, assim vais pegar um resfriado...

- Prefiro me resfriar do que dar lucro aos fabricantes de sobretudos!

DOENÇA (1)– A doença não colhe somente o corpo de suas vítimas. E a maior e melhor proposta que se pode fazer a um doente, estou certo disso, é que ele procure descobrir, onde está e como deve ser usado, o seu verdadeiro alimento espiritual.

DOENÇA (2) – A maior doença que existe é a gente ficar o tempo todo pensando se está ou não está doente.

MÚSICA – Não serve para nada. Mas ajuda.

AVISO AOS INCRÉUS – O maior gênio da música brasileira não era judeu nem brasileiro; era um judeu-húngaro-brasileiro chamado Jacó do Bandolim.

INSATISFAÇÃO – Nasci insatisfeito. Vivo insatisfeito. Vou morrer insatisfeito!

Quem me ouve ou lê pensa que estou agourando, ou delirando. Mas não.

Se sabemos que a insatisfação existe normalmente, que é um fato constatado, em qualquer direção que se olhe, então posso propor que a gente não se assuste mais com ela.

Insatisfação simplesmente é tudo, ou até mais do que tudo.

Pela insatisfação, quero comer, amar, viver.

Por causa da “insatisfação” é que abro de manhã o jornal, e depois ainda procuro abrir os livros que mais me abrem o cérebro.

Por insatisfação procuramos amar o corpo, a alma, e o vento incerto, ou, numa palavra, o Infinito.

Por último, ou por primeiro, num dia de insatisfação o meu pai estremeceu o mundo e me produziu a existência!

2 comentários:

  1. Nossa, api, essa idéia de montar um blog foio genial! Era tudo que vc precisava! Parabéns! Amei os escritos de hoje, as frases estão ótimas e mui verdadeiras...beijocas e saudades!

    ResponderExcluir
  2. Opa, quis dizer, pai, mas até que api é simpático....

    ResponderExcluir