domingo, 9 de maio de 2010

VIDA DE CASADOS

VIDA DE CASADOS //Equações do Amor//Problemas do Amor

Hoje, Dia das Mães, faço uma homenagem à Dona Rosa, minha falecida mãe, que Deus a tenha e guarde lá onde ela estiver agora, publicando algumas anotações tendo como foco principal a vida de casados, que nunca é demais falar sobre assunto tão básico.

BRESLAV

O Rabino Nachman de Breslav dizia que contar estórias é um remédio, não para a falta de sono, mas que, pelo contrário, tem o poder de despertar as pessoas de sua sonolência.

CABALÍSTICA

Antigamente eu ficava muitíssimo incomodado quando um vizinho não me cumprimentava, ou uma tia não me dava nenhum presente no dia do meu aniversário, ou quando minha mãe ralhava comigo por qualquer coisinha.

Hoje sei bem o quanto as relações são tênues entre as pessoas, e que o mais saudável é a gente não se apegar demais a quem quer que seja.

Todos têm seus limites. A pessoa melhor pode piorar e a pior pode melhorar, dependendo dos embates que as desafiem, e da vontade férrea de vencer de que estejam animadas.

Vamos adotar um olhar ensolarado e, ao mesmo tempo, sereno para a vida.

Tenho certeza de que cada um de nós pode manter uma visão equilibrada, nem tanto ao mar nem tanto à terra, sobre o valor das pessoas e das coisas.

E não convém desesperar, porque, segundo uma lição cabalística que aprendi desde a infância, quando a noite atinge o máximo de escuridão é porque já está para amanhecer.

:

CASAMENTO

O casamento ou relação, como agora querem chamar, independe de beleza, gosto, atração sexual ou condição financeira.

A única coisa que pode conferir firmeza ao casamento, ou a uma relação, é o clima de entendimento entre as duas partes. Ou seja:

- Dize-me como é que vocês se falam e te direi se tu és feliz com o teu par.

CHAMAR ATENÇÃO

Muitos maridos e esposas costumam chamar atenção um do outro para isto e aquilo outro.

Mas quantos e quantas saberão pensar, que seja um minuto, antes de chamar a atenção do outro?! Como se a consideração de questiúnculas, como o comprimento das unhas, a cor do cabelo ou a hora de dormir, pudesse tornar alguém mais feliz. .

CHAPÉU

Botar e tirar o chapéu da cabeça não é nada, pode-se dizer que até uma criança pequena o faz.

Eu quero ver é alguém botar e depois ter de tirar as más idéias da cabeça!

COMER DEMAIS

Minha mãe sempre esbravejava comigo:

- Não come demais, Isaac, pra quê comer tanto desse jeito, vai te fazer mal, que coisa, uma criança desobedecer assim!

Pobre mamãe! Como ela se preocupava com os filhos!

Hoje, depois das comilanças de uma vida inteira (e para mim “comilança” só existia em termos de frutas cozidas, bolachinhas plétzales, bolos de mel oneg leikach, tudo feito em casa, no que minha mãe Rosa era grande mestra cozinheira como manda o figurino), eu me dou liberdade de pensar assim:

- Não, minha gente, não existe comer demais, existe a ansiedade que nos impulsiona e depois a culpa pela euforia exacerbada.

- O que faz mal não é a comida; é a culpa.

CÔNJUGE

Não te gabes do que vais fazer amanhã, se não sabes como estará teu cônjuge (esposo ou esposa) no dia de amanhã.

Um comentário:

  1. adorei isso: "o que faz mal não é a comida; é a culpa!" Meu querido e sábio pai...saudades...beijos

    ResponderExcluir