segunda-feira, 7 de maio de 2012

INTRODUÇÃO, texto de Isaac Starosta



                                   "INTRODUÇÃO"

Seguidamente faço descobertas com muita alegria. Assim, um dia desses, eu me deparei com uma gravação antiga, e raríssima, no campo do Long Play. Porém em nenhum cantinho da mesma consegui captar o ano de sua edição.
O disco em referência faz parte dos primeiros lançamentos da Gravadora Mocambo, de José Rozenblit, em Recife, Pernambuco. Era uma “Introdução”  que visava a divulgar a Bossa Nova,  deve ter surgido lá entre as décadas de 1950-60 e até agora não mereceu  nenhuma referência  no Google nem na imprensa musical.
  A Fábrica Rozenblit, que  nem existe mais,  pertenceu a uma família judia, ao que tudo indica de imigrantes da primeira metade do século XX, tal como aconteceu com uma família mais antiga, a dos Figner, que introduziram a marca Odeon no Rio de Janeiro. E assim aconteceu com as fábricas de automóveis Mercedes Benz na Alemanha e General Motors nos Estados Unidos, iniciadas por judeus que, em condições adversas, de imigrantes, tiveram de desenvolver ao máximo a própria  criatividade para garantir a sobrevivência melhorando de vida continuamente.
 Mas voltando ao nosso  LP, ele possui na capa um letreiro de sílabas separadas assim: "In-tro-DUÇÃO", algumas letras em preto outras em branco, ao fundo perfis de edifícios modernos, e algumas notas musicais. Na parte inferior da capa, uma lista em vermelho destaca a imagem de uma figura juvenil onde,  em letras brancas, está escrito “Teenager Series”, curiosa referência ao que seria a Jovem Guarda dos adolescentes daquela época que começavam a despontar na cultura de massa brasileira. 
Acrescento mais dados técnicos do disco:
                        Produção - Bernardo Sonderman
                        Direção artística - Djalma Cavalcante
                        Técnica de som - Julio Anidez
                        Capa – André
                        Entre as faixas do disco, aponto as músicas muito bem sucedidas para uma incipiente Bossa Nova:
                        - “Onde está você”, de Oscar Castro Neves, por Patrícia.
                        - “Morte de um Deus de Sal”, de Menescal e Bôscoli, pelo conjunto Impulso 4.
                        - “Maria Moita”, de Carlos Lyra, por Silvinha (suponho que seja a Silvinha Telles)
                        - “A Felicidade”, de A. C. Jobim e Vinicius, pelo Quinteto Berimbossa.
                        Segundo o autor do texto da capa,  “IINTRODUÇÃO é mais uma afirmação de que nestes últimos anos os temas de ‘bossa’ atingem uma força popular que há muito não se via, consequência lógica da nova forma rítmica e criadora que se imprime à música popular brasileira”.

                        Lembro ainda que por essa mesma época, aconteceu, num clube judaico de Copacabana, a primeira apresentação coletiva de bossa nova, a qual foi organizada por um grupo de profissionais-liberais da coletividade. Do recital fizeram parte, entre outros, Silvinha Telles, Carlos Lyra, Menescal, e assim por diante.
                        Se alguém tiver como contribuir com novos dados para esta minha pesquisa, gostaria de sugerir os seguintes temas:
            ‘           “A influência dos judeus na Bossa Nova”;
                        “A História da Gravadora Mocambo, da Família Rozenblit, em Recife”.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário