Isaac Starosta
Eis os três segredos da saúde plena:
1.Comer a metade do que a gente está
comendo ultimamente
2.Caminhar o dobro do que a gente tem
caminhado, com utilidade ou sem
3.Dar dez vezes mais risadas do que
a gente tem dado; de tragédias o mundo
já anda cheio há muito tempo
ALIMENTAÇÃO
Muitas vezes eu interrompi ótimas leituras, ótimos poemas que eu estava escrevendo, para me demorar em profundas cogitações sobre a arte de bem se alimentar.
Pensar em alimentação é complicado porque comer é a atividade mais natural que existe. Come-se tantas vezes por dia, come-se tão continuamente que se torna difícil você parar de comer para pensar.no que e por que come tal alimento e não outro.
Espero poder expressar as minhas idéias que fui anotando mentalmente, ou por escrito, através da vida. E é plenamente justificável esta constante meditação em torno do alimento. Exemplo: o arroz para os chineses era o alimento dos deuses e a civilização chinesa foi muito consistente e várias vezes milenar; já a civilização dos incas e astecas, que se alimentavam à base de milho, foi menos consistente e mais efêmera.
Portanto se depreende que comendo arroz (integral, de preferência) nós estamos participando da Divindade. Daí que o comer é um ato para ser pensado, repensado e amadurecido.
Eis um tópico muito polêmico que tem entrado nas minhas cogitações: devemos aceitar os alimentos industrializados? Uma resposta possível é que poucas pessoas hoje fazem como a minha mãe que cozinhava dia e noite, uma, para economizar, porque os restaurantes eram muito caros e longe de casa, e outra, para ter certeza da higidez e melhor qualidade dos alimentos. Quero lembrar que, nos seus últimos anos, mamãe já aceitava enlatados e sopa em tabletes para facilitar o andamento do seu trabalho.
Amigo Isaac, te mando um fortissimo abraço! Adoro os teus poemas! Tu ès meu poeta preferido! Gostei do assunto alimentaçao porque vai diretamente ao encontro da minha dificuldade maior:conseguir manter uma alimentaçao saudàvel. Hoje aqui em "Zena", como se diz em dialeto ligure, almocei massa com pesto e apòs presunto de parma e queijo "Parmigiano Reggiano" em abundancia. Tà dificil seguir uma dieta saudavel aqui nesta terra repleta de tantas maravilhas gastronomicas! "A presto". Roger
ResponderExcluirOi Isaac, achei ótimo esse tópico e quero deixar registrado que dentro das minhas atividades, consegui ter por hábito, a busca de uma alimentação natural e mais saudável. Como sabes minha família não come carne de nenhuma espécie e isso facilita muito, mas o mais importante, e que ressaltaste com propriedade, é que o alimento tem efeito modificador em nosso corpo e mente. Hoje mesmo me esbaldei em legumes de primeira qualidade, sem agrotóxicos e colhidos conforme a época na feira ecológica do Menino Deus. Recomendo! Abraço forte.
ResponderExcluir